A bichectomia é um procedimento estético cirúrgico que tem como objetivo remover as pequenas bolsas de gorduras localizadas na região da bochecha, as glândulas de Bichat, o que deixa o rosto menos volumoso, mais fino e realça a maçã do rosto.
Esse procedimento é simples e rápido, feito sob anestesia local e não deixa qualquer cicatriz visível, já que os cortes são feitos no interior da bochecha. Após a cirurgia, é comum que o rosto fique mais inchado e, para isso, é recomendado aplicar compressas geladas no local para ajudar a diminuir o inchaço e aliviar o desconforto.
A bichectomia pode ser realizada pelo médico cirurgião plástico ou pelo cirurgião-dentista e pode ser feito no próprio consultório, isso porque corresponde a um procedimento simples, rápido e feito sob anestesia local.
Para retirar as glândulas de Bichat, é feito um pequeno corte, com cerca de 5 mm, no interior da bochecha, por onde remove o excesso de gordura que está acumulado. Em seguida, o corte é fechado, terminando a cirurgia.
De forma geral, os pontos dados no interior da bochecha são reabsorvidos naturalmente em mais ou menos 1 semana, no entanto é comum que o rosto permaneça inchado por mais tempo devido à inflamação dos tecidos do rosto, o que é considerado normal. Apesar disso, existem alguns cuidados que ajudam a acelerar a recuperação, permitindo observar o resultado mais cedo.