Dr. Willian Ricardo

Dentes de siso e inclusos

O que é?

O que é dentes de siso?

Os dentes sisos (terceiros molares) são os últimos dentes a se formarem em nossas bocas. Temos 4 dentes sisos, 2 superiores e 2 inferiores que nascem de forma aleatória, e ficam localizados atrás de todos os outros dentes, no término das arcadas dentárias em ambos os lados.

O dente completa a sua formação entre as idades de 15-25 anos, variando de paciente para paciente, por isso, nem sempre encontram espaço suficiente para sua erupção e podem trazer uma série de problemas indesejáveis para a saúde bucal.

Muitas vezes, os dentes do siso ficam presos ou encaixados no osso ou simplesmente não saem. Isto pode causar sobreposição ou deslocamento de outros dentes ou levar ao desenvolvimento de cárie dentária localizada. Se o dente erupcionar parcialmente ele pode vir a gerar um quadro infeccioso inflamatório, que é conhecido por pericoronarite, gerando muita dor, inchaço facial, inchaço na gengiva, mau odor e irritação local. Além de todos estes itens, estes dentes ainda podem ser responsáveis por fortes dores faciais e enxaquecas por comprimir os feixes nervosos, dependendo da sua posição dentro dos ossos maxilares.

O que é dentes inclusos?

Os dentes inclusos são aqueles dentes que não conseguiram erupcionar, ou seja, não conseguiram “nascer”, ou aparecer na cavidade bucal. Eles ficam presos abaixo da gengiva, muitas vezes intra-ósseos, e não erupcionam, muitas vezes, devido à falta de espaço na arcada dentária, ou até mesmo porque ficam retidos por cistos benignos, que envolvem principalmente a coroa destes dentes inclusos.

Os dentes terceiros molares são os últimos dentes a irromperem na arcada superior e inferior, assim, como há menos espaço para seu posicionamento, geralmente são os dentes que apresentam maior índice de inclusão. Mas, não são os únicos sujeitos ao problema. Entre os casos mais frequentes, podemos observar também: 

  • Caninos superiores
  • Caninos inferiores
  • Pré-molares inferiores
  • Pré-molares superiores
  • Incisivos centrais superiores
  • Incisivos laterais superiores
  • Segundos molares inferiores

Os dentes inclusos podem causar algumas complicações para a saúde bucal, uma vez que ele não segue o processo natural de erupção. Um dos casos mais comuns nessa situação é a pericoronarite, uma inflamação da gengiva que recobre este dente incluso. 

Também pode aparecer cistos em torno das coroas dos dentes inclusos – os cistos dentígeros, patologia benigna mais comum, relacionada à inclusão dental.

Além disso, quando os dentes inclusos permanecem em contato com os dentes adjacentes, podem acontecer, via contaminação do sulco gengival, o surgimento de bolsas periodontais (infecção gengival localizada) e até mesmo cárie no dente localizado próximo ao dente incluso. Este fato acontece pela dificuldade de higiene – escovação ou até mesmo a passagem do fio dental, na área da inclusão dentária. 

Veja também:

Lipoaspiraçãp HD de Papada

Liplift

Blefaroplastia e Brow lift

Bichectomia